Talentosos, perfeitos, bonitos, cheirosos, charmosos e modestos:

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Chorei de um olho só

Chorei de um olho só. Até agora não sei se foi cisco. Pode ter sido também conjuntivite. Posso ter tido câncer de retina. Não importa bem a causa. O trato é que chorei de um olho só. Foi o esquerdo, que olhava a mureta. O direito, virado pra rua, continuava olhando, à paisana, como se o sol não doesse lá fundo.
O que me embasbaca de ter chorado de um olho só é que não sei o porquê do outro não ter reagido. Outro olho, como foi?, como é? Reaja! Chore junto! Não são amigos de longa data? É assim que amigos fazem. Se bem que, por outro lado, tem um nariz empinado que sempre se mete no meio quando os olhos tentam enxergar a cor da íris do outro.
Talvez estivesse só o olho esquerdo chorando por estar no mundo das ideias. Não o ideário platônico, mas o agressivo mundo dos pensamentos seculovinteeunistas. Aquela reflexão que só a parede entende. Aquelas memórias vistas pela direita, mas agora pixadas no muro. Faz sentido então, afirmar que choro de um olho só porque o direito cansou-se de olhar, e o esquerdo não liberta-se de seus martelos na cabeça. Se é que olho tem cabeça. E aí está mais um dilema, que me faz chorar de um olho só.
Não gosto de chorar de um olho só, porque o outro deveria também sofrer junto. Tão imponente e sofisticado, olhando o mundo a sua volta, não deveria ter sentado com as pupilas cruzadas. Em terra de cego, quem tem olho é rico, e rico nem resto de quentinha dá pra mendigo. Não podem ver ninguém dizendo que olho também tem, que logo arrancam e comem. Mas isso só se você considerar minhas vociferações verdades absolutas. 
Por essas e outras, choro de um olho só como já chorou Luís XIV. Agrada-me o árcade prazer de saber que não sou o único. Por favor, não avise a mim mesmo que não passam de falácias - sou único, sim, senhor. Ai, meu Deus! Pior que eu ouvi! Vou ter que agora chorar de novo de um olho só.

4 comentários:

Anônimo disse...

É Daime que tu tá tomando?

Raíssa Christini disse...

chorar de um olho só é melhor do que chorar de dois!

Giov disse...

chorar faz bem!

Luquez disse...

Eu tenho isso de lacrimejar por um olho só quando ando muito tempo ao contravento. O dilema é sempre esse: Por que só de um olho?(Pergunta pro professor de biologia amanhã).
Ihh,Daime que nada!! Poeta não precisa desse tipo de coisa!!